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Lívia SantiagoPossui graduação em Fonoaudiologia pela UniAcademia (2004), Especialização em Políticas e Pesquisa em Saúde Coletiva pela UFJF (2006), Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Ciências pelo Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP-FIOCRUZ. Pós doutorado no Programa de Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP-FIOCRUZ (2018). Professora Associada e chefe do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ. Tem experiência em pesquisa e docência nas áreas de Saúde Coletiva, Epidemiologia, Saúde no Envelhecimento e Fonoaudiologia.

Nome do Projeto: Vulnerabilidade e fragilidade em idosos na atenção primária de saúde

Linha de pesquisa: Processos de promoção à saúde e prevenção de agravos na reabilitação

Descrição do Projeto: O envelhecimento é considerado como um estado no qual os indivíduos experimentam perdas em algum domínio da saúde (físico, psicológico e social). O projeto tem por objetivo estudar a fragilidade em idosos e fatores associados baseados em avaliação e intervenção terapêutica em usuários da atenção primária de saúde.

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Humberto L. MirandaAtualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Escola de Educação Física e Desportos. Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2001), Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2005), Doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (2009) e pós-doutorado na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ - 2017). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da performance, treinamento de força, velocidade e potência. Coordenador do Laboratório de Desempenho, Treinamento e Exercício Físico (LADTEF). Coordena também a Especialização em Musculação e Treinamento de Força, ambos na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é bolsista do programa Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Nome do Projeto: Manipulação das variáveis metodológicas no treinamento de força e seus efeitos agudos e tardios sobre a hemodinâmica, o consumo de oxigênio e mecanismos neurais de controle cardíaco.

Linha de pesquisa: Processos de promoção à saúde e prevenção de agravos na reabilitação

Descrição do Projeto: O exercício físico constitui um importante agente estressor à homeostase. O projeto tem por objetivo estudar os possíveis efeitos do treinamento de força para compreensão dos mecanismos neuro-cardíacos considerando a dosimetria do exercício físico, tais como intensidade, volume e tipo de exercício físico em diferentes populações.

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Clynton Lourenço CorreaPossui graduação em Fisioterapia (1997), especialização em Fisioterapia Neurofuncional (1999), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-Doutorado em Neurociências pela Universidad Santiago de Compostela - Espanha (2014-2015). Atualmente é Professor Associado IV da Faculdade de Fisioterapia da UFRJ, sócio-fundador e da ABRAFIN. Professor do PPG em Educação Física da UFRJ. Membro do grupo de revisão por pares do Programa de Reabilitação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a doença de Parkinson. Membro do Comitê de especialista para elaboração do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de doença de Parkinson do Ministério da Saúde. Editor de área (Fisioterapia em Gerontologia) da Revista Pesquisa em Fisioterapia e (Fisioterapia Neurofuncional) da Revista Fisioterapia em Movimento. Membro do Comitê de Educação da International Parkinson and Movement Disorders Society (MDS) (2021-2023; 2023-2025) e da International Neurological Physical Therapy Association (INPA).Coordenador do PPG Ciências da Reabilitação/UFRJ. Coordenador do Grupo de Estudos na Doença de Parkinson (GEDOPA) e grupo de pesquisa Ciências da Reabilitação da UFRJ. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Neurofuncional na doença de Parkinson.

Nome do Projeto: Processos de avaliação e intervenção terapêutica nos transtornos de movimentos

Linha de pesquisa: Processos de promoção à saúde e prevenção de agravos na reabilitação

Descrição do ProjetoOs transtornos de movimentos gerados por doenças neurológicas são condições de saúde que apresentam sintomas motores, cognitivos, sensoriais, autonômicos e psiquiátricos. O projeto tem por objetivo estudar instrumentos de medidas quali-quantitativos em indivíduos com transtornos de movimento que contemplem aspectos relacionados ao comportamento cognitivo-motor e estilo de vida desses sujeitos, bem como, estudar diferentes intervenções de terapia física no desempenho motor e na função autonômica desses indivíduos.

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Eduardo da Matta Mello PortugaPossui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2010), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2013) e doutorado em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é professor adjunto da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (40 h DE), trabalhando tanto na graduação como no programa de Pós-Graduação em Educação Física da EEFD. Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na UFRJ, atua também como membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da UFRJ e coordenador da Comissão de Relações Internacionais da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD). Também trabalha como coodenador do Laboratório de Psicofisiologia do Exercício e vice-coodenador do Laboratório de Biometria. Já foi professor da auxiliar da Faculdade Gama e Souza, Universidade Gama e Filho e do Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação. Atua como docente convidado em diversos cursos de especialização. É revisor da revista Frontiers in Psychology, Journal of Affective Disorders, Perceptuall and Motor Skills e Brain, Behavior, and Immunity. Tem experiência na área de Voleibol, Psicofiologia do Exercício, Neurociência e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicofisiologia do Exercício e Fisiologia aplicada ao Voleibol.

Nome do Projeto: Promoção à saúde mental com base em variáveis psicofisiológicas.

Linha de pesquisa: Processos biológicos aplicados à estrutura e função na reabilitação

Descrição do Projeto: A prescrição de exercícios baseada em variáveis psicofisiológicas, como as respostas afetivas e a interocepção, pode contribuir para uma percepção do exercício mais prazerosa, menos desgastante e promover à saúde mental. Portanto, o presente projeto tem por objetivo investigar os efeitos de exercícios físicos, prescritos com base em variáveis psicofisiológicos, sobre a saúde mental.

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Carolina M. do C. AlonsoGraduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da USP em 2004, obtive meu mestrado em Ciências da Reabilitação pela mesma instituição. Obtive dois doutorados, um em Engenharia de Produção pela UFRJ e outro em Ergonomia pela Université Lumière Lyon 2, ambos em 2017. Atuo como professora adjunta IV no Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina e no recém-criado Programa de Ciências da Reabilitação da UFRJ, além de ser professora convidada no Programa de Engenharia de Produção da COPPE UFRJ. Atualmente, desempenho atividades na Coordenação Geral de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva na SNDPD do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Sou coordenadora do Núcleo Poiesis - Laboratório Interinstitucional de Terapia Ocupacional e Trabalho. No âmbito hospitalar, exerci a função de preceptora de estágio no Ambulatório de Terapia Ocupacional e na residência multiprofissional em saúde no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ. Também ocupo o cargo de vice-coordenadora da especialização em Ergonomia e Projetos da COPPE/UFRJ. Minhas atividades de pesquisa e extensão abordam temas como inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, ergonomia, tecnologia assistiva, direitos humanos e participação social de adultos com deficiência, bem como o cuidado da pessoa com deficiência no SUS. Sou membro ativa da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Estado do Rio de Janeiro (ATOERJ) e da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), e atualmente faço parte da Comissão de Educação do CREFITO 2.

Nome do Projeto: Análise de práticas inovadoras no campo da reabilitação

Linha de pesquisa: Processos de promoção à saúde e prevenção de agravos na reabilitação

Descrição do Projeto: Intensas transformações vêm ocorrendo nas práticas de reabilitação nos últimos entre as quais destacam-se: a implementação/ampliação do uso de novas tecnologias digitais (Internet das Coisas, Cyber Physical Systems (CPS), Realidade Aumentada, Manufatura Aditiva, Big Data e Analytics) e a integração de componentes culturais e sociais no escopo da reabilitação. Frente a isso, esse projeto visa analisar como essas novas tecnologias estão sendo desenvolvidas e incorporadas nas práticas de reabilitação.

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