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Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Aperfeiçoamento Prático em Fonoaudiologia Hospitalar (2005), Especialização em Motricidade Orofacial em Oncologia pelo Hospital do Câncer A. C. Camargo - SP (2007), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), Título de Especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2009), Aperfeiçoamento em Formação Pedagógica para Preceptores do Internato Médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde do HUCFF/UFRJ. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Disfagia, Fononcologia e Motricidade Orofacial, atuando principalmente nos seguintes temas: Fonoaudiologia Hospitalar, avaliação e terapia fonoaudiológica nos distúrbios de deglutição, voz e fala em indivíduos acometidos pelo câncer de cabeça e pescoço, avaliação videoendoscópica da deglutição, inter-relação Voz e Deglutição, Apneia Obstrutiva do Sono e Audiovisual Educativo em Fonoaudiologia.
Laboratório: Laboratório do Grupo de estudos em deglutição e voz
Projeto: Avaliação e reabilitação dos transtornos da deglutição
Linha de pesquisa: Processos de promoção à saúde e prevenção de agravos na reabilitação
Descrição: A deglutição é uma das funções do sistema estomatognático, considerada vital aos seres humanos. Alterações da eficiência ou da segurança da deglutição podem prejudicar a qualidade de vida e acarretar complicações graves, como desnutrição, desidratação, perda de peso, pneumonias por aspiração e, até mesmo, ameaça à vida. A detecção e o manejo adequados da disfagia podem melhorar o bem-estar, a qualidade de vida e prevenir complicações. Dessa forma, este projeto tem por objetivo avaliar e caracterizar a deglutição de indivíduos com condições de risco para disfagia, bem como estudar os efeitos das estratégias de intervenção fonoaudiológica aplicadas aos transtornos de deglutição.
Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020-atual), onde ministra as disciplinas Atletismo e Orientação (Departamento de Corridas da Escola de Educação Física/UFRJ). Professor do Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFRJ. Participou em competições de Atletismo em pista (meio fundo) a partir de 2001 (com bolsa atleta estudantil) e a partir de 2008 atuou como treinador de corrida de rua. No Esporte Orientação, foi primeiro colocado no Ranking Brasileiro em 2006 (H20). Em 2011 ingressou na docência no Ensino Superior, passando por quatro Instituições (UGB/FERP, Estácio, IBMR/Laureate e UFRJ), com experiência em gestão de curso (coordenador do IBMR/Laureate) e na Comissão Própria de Avaliação (CPA-IBMR). Coordenador da Pós graduação de Nutrição Esportiva (Instituto Luciana Harfenist) e professor em diferentes especializações no Brasil. Em 2015 foi professor supervisor do Projeto de Extensão Esporte Mais que Especial. Atualmente é Editor chefe do Jornal de Investigação Médica (2020 - atual). Em 2016 trabalhou no Revezamento dos Jogos Olímpicos como guardião da Chama Olímpica. Possui certificação em Triathlon (Nível II CBTRI) e profissionalmente já trabalhou em Escolas, Academias e Clubes. Realizou Pós Doutorado no Instituto de Nutrição Josué de Castro (UFRJ). Concluiu o Doutorado em Ciências, na faculdade de Medicina (Endocrinologia) UFRJ; Mestrado em Educação Física na Escola de Educação Física da UFRJ; Especialização em Treinamento Desportivo (avaliação do método de treino de atletas de corrida) UFRJ; Graduado em Educação Física (Licenciatura Plena) na UFRJ. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Atletismo, Orientação, Triathlon, Treinamento Físico, Bioquímica e Fisiologia.
Laboratório: Laboratório de Bioquímica do Exercício e Motores Moleculares (LaBEMMol)
Projeto: Respostas bioquímicas e fisiológicas do treinamento cardiorrespiratório e neuromuscular de atletas ou pessoas com esteatose hepática e obesidade
Linha de Pesquisa: Processos biológicos aplicados à estrutura e função na reabilitação
Descrição: As respostas bioquímicas e fisiológicas decorrentes do treinamento cardiorrespiratório e neuromuscular são amplamente conhecidas, mas poucas delas são suficientemente práticas para serem utilizadas como ferramentas de trabalho pelos professores de educação física. A produção de conhecimento acerca das variáveis de treinamento, como volume, intensidade, frequência, tipo, duração e progressão, ainda demanda considerável esforço científico. Na prática regular de exercício físico, a diferença entre o efeito terapêutico e o efeito lesivo reside na “dose” (ex.: remédio vs. veneno). Portanto, os objetivos deste projeto são: a) identificar marcadores bioquímicos e de desempenho para controle da carga de treinamento; b) identificar marcadores bioquímicos para a detecção precoce de rabdomiólise; c) desenvolver estratégias para reduzir o tempo de recuperação entre sessões de treino; d) avaliar diferentes estratégias de treinamento físico para a otimização do desempenho; e) investigar os efeitos agudos e crônicos dos exercícios cardiorrespiratórios e neuromusculares sobre o desempenho físico, parâmetros bioquímicos e fisiológicos de atletas ou pessoas com esteatose hepática e obesidade.
Professor Associado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado em Comunicação Humana e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2012). Especialista em Voz (2007) e Bacharel em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFRJ. Tem experiência na área de Fonoaudiologia com ênfase em Voz. Tem como principais objetivos de estudos e pesquisas a voz: intervenção e avaliação; Práticas de Educação em Saúde; Metodologias Ativas; Tosse Crônica e; Saúde Integral da pessoa trans. É líder do grupo de pesquisa CNPq intitulado: Fonoaudiologia e suas interfaces nos diversos ciclos de vida e Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Edmée Brandi (LEPEB-VOZ).
Nome do Projeto: Reabilitação Vocal: Avaliação e intervenção
Linha de pesquisa: Processos biológicos aplicados à estrutura e função na reabilitação
Descrição do Projeto: A voz é um importante elemento de comunicação. O projeto de pesquisa tem como objetivo caracterizar a qualidade vocal de profissionais da voz e população de modo em geral. Abordará aspectos teóricos e conceituais da avaliação e terapia dos problemas de voz, relacionando aos aspectos anatomofisiológicos e ainda compreenderá os diversos processos de reabilitação relacionando-os às doenças vocais.
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Professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (2012). Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Especialista em Saúde Pública e Envelhecimento pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2003). Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Experiência em gerontologia no âmbito ambulatorial, domiciliar, centro-dia e em instituições de longa permanência. Coordenadora de projetos de extensão voltados para pessoas idosas institucionalizadas e residentes na comunidade, pessoas idosas com demência e seus cuidadores. Desenvolve pesquisas sobre a participação em ocupações de pessoas idosas e seus cuidadores, de pessoas com disfunções neurológicas, em cuidados paliativos e também atrelados à tecnologia assistiva. Integra a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
Laboratório: Laboratório do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento humano: saúde, cultura e sociedade
Grupo de Pesquisa: Envelhecimento humano: saúde, cultura e sociedade
Projeto: Participação em ocupações de pessoas idosas institucionalizadas e não institucionalizadas e de seus cuidadores
Linha de Pesquisa: Processos de promoção à saúde e prevenção de agravos na reabilitação
Projetos de extensão: "Cuidar: cuidado e reciprocidade entre cuidadores de pessoas idosas com demência" e "Coeducação e envolvimento em ocupações significativas de pessoas idosas institucionalizadas”
Descrição: Identificar se há diferenças entre o nível de participação de pessoas idosas institucionalizadas (Instituição de Longa Permanência e hospitais) e não institucionalizadas (residentes na comunidade) no que se refere às atividades cotidianas tornar-se importante ao reconhecer que pessoas idosas podem diminuir o seu envolvimento em ocupações por motivos diversos. Ademais, o desenvolvimento de pesquisas sobre a experiência do cuidar de pessoas idosas com demência sob a perspectiva de cuidadores formais e informais é relevante para garantir a integralidade e efetividade do cuidado e redução do estresse e ônus do cuidador. Tenho interesse em pesquisas aplicadas que possam contribuir para políticas públicas e práticas profissionais no campo da geriatria e gerontologia, validação de instrumentos e processos de reabilitação em diferentes contextos de cuidado.
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Graduada em Fonoaudiologia (1990), especializada em Psicomotricidade pelo Institut Supérieur de Réeducation Psychomotrice/Paris (1992), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Realizou seu Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). É Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1997, onde coordena o projeto ELO: escrita, leitura e oralidade, e ministra aulas teóricas na área. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, leitura, escrita, dislexia e TEA.
Nome do Projeto: Ambulatório de Transtornos da Língua Escrita - diagnóstico, acompanhamento e capacitação profissional
Linha de pesquisa: Processos biológicos aplicados à estrutura e função na reabilitação
Descrição do Projeto: Transtornos de aprendizagem podem ter origens específicas, inespecíficas ou ainda serem secundários a outros quadros. Identificar os diferentes perfis possibilita um diagnóstico mais preciso e, consequentemente, uma intervenção mais efetiva. Investigar essas dificuldades no Brasil torna-se indispensável, pois, além do contexto sociocultural, a diferença de opacidade da língua influencia as avaliações e tratamentos.
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