Michel Silva ReisProfessor Associado da Faculdade de Fisioterapia e dos Programas de Mestrado e Doutorado em Cardiologia e Educação Física / Centro de Ciências da Saúde / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Reabilitação Cardiorrespiratória (GECARE), com registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Graduado em Fisioterapia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / 1998 - 2002), possui mestrado (2005 - 2007) e doutorado (2007 - 2010) em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos. Concluiu o estágio de pós-doutorado em Fisioterapia Cardiorrespiratória em 2011 (UFSCar). Participa do Conselho Editorial da Brazilian Journal of Physical Therapy (BJPT) e editor associado da ASSOFRAFIR Ciências. É consultor Ad Hoc da FAPERJ e FACEPE e de periódicos nacionais e internacionais. A partir de maio de 2021, foi designado como Diretor Adjunto de Pós-graduação da Faculdade de Fisioterapia da UFRJ. Desenvolve pesquisas em Fisiologia do Exercício e Fisiologia Clínica do Exercício, Desempenho humano e Fisioterapia Cardiorrespiratória em parceria com pesquisadores nacionais (UFSCar, UNIFESP, UNINOVE, UFRN, UFSM, UERJ, FIOCRUZ) e internacionais (EUA, Itália e Espanha).

Nome do Projeto: Estudo dos processos de avaliação e reabilitação de pacientes com disfunções cardiorrespiratórias crônicas

Descrição do Projeto: Pacientes com disfunções cardiorrespiratórias crônicas apresentam reduzida capacidade funcional e podem se beneficiar das adaptações induzidas pelo exercício físico. O projeto tem por objetivo estudar os mecanismos de ajuste e adaptações induzidos pelo exercício físico em pacientes com doenças cardiorrespiratórias crônicas e o seu impacto sobre a qualidade de vida.