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Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (1989), Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1999) e Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou vários artigos científicos em periódicos especializados e inúmeros trabalhos em anais de eventos científicos. Escreveu capítulos de livros e organizou livros publicados. Tem experiência na área de Audiologia clínica e Infantil, com ênfase em Processamento Auditivo Central.
Nome do Projeto: Prevenção, diagnóstico e reabilitação dos Transtornos do Processamento Auditivo Central.
Linha de pesquisa: Processos biológicos aplicados à estrutura e função na reabilitação
Descrição do Projeto: A audição é elemento fundamental para a comunicação. O projeto tem por objetivo prevenir, diagnosticar e tipificar as alterações do Sistema Auditivo Periférico e Central, em pacientes com distúrbios da comunicação humana. Abordará os aspectos teóricos da fisiopatologia dos distúrbios do processamento auditivo central em crianças, adolescentes e adultos com distúrbios da comunicação e ainda esclarecerá os diferentes tipos de Treinamento Auditivo, bem como as do paciente às diferentes estratégias.
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Professor Associado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado em Comunicação Humana e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2012). Especialista em Voz (2007) e Bacharel em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFRJ. Tem experiência na área de Fonoaudiologia com ênfase em Voz. Tem como principais objetivos de estudos e pesquisas a voz: intervenção e avaliação; Práticas de Educação em Saúde; Metodologias Ativas; Tosse Crônica e; Saúde Integral da pessoa trans. É líder do grupo de pesquisa CNPq intitulado: Fonoaudiologia e suas interfaces nos diversos ciclos de vida e Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Edmée Brandi (LEPEB-VOZ).
Nome do Projeto: Reabilitação Vocal: Avaliação e intervenção
Linha de pesquisa: Processos biológicos aplicados à estrutura e função na reabilitação
Descrição do Projeto: A voz é um importante elemento de comunicação. O projeto de pesquisa tem como objetivo caracterizar a qualidade vocal de profissionais da voz e população de modo em geral. Abordará aspectos teóricos e conceituais da avaliação e terapia dos problemas de voz, relacionando aos aspectos anatomofisiológicos e ainda compreenderá os diversos processos de reabilitação relacionando-os às doenças vocais.
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Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenadora do Laboratório de Tecnologia Assistiva LabAssistiva, líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Terapia Ocupacional e Tecnologia Assistiva em diferentes contextos e membro dos Grupos de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura e Ciências da Reabilitação. Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos, Especialização em Psicopedagogia pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e certificação em Tecnologia Assistiva pela California State University. É professora do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural do Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ e do Mestrado em Ciências da Reabilitação da mesma universidade.
Nome do Projeto: Tecnologia Assistiva em diferentes contextos
Linha de pesquisa: Processos de promoção à saúde e prevenção de agravos na reabilitação
Descrição do Projeto: A Tecnologia Assistiva é um elemento importante para a reabilitação. O projeto tem por objetivo desenvolver pesquisas voltadas à avaliação, desenvolvimento, aperfeiçoamento e uso de recursos de Tecnologia Assistiva, para pessoas com perdas funcionais, visando ampliar a participação em diferentes contextos incluindo o cultural, educacional, hospitalar e na Atenção Básica.
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Graduada em Fonoaudiologia (1990), especializada em Psicomotricidade pelo Institut Supérieur de Réeducation Psychomotrice/Paris (1992), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Realizou seu Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). É Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1997, onde coordena o projeto ELO: escrita, leitura e oralidade, e ministra aulas teóricas na área. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, leitura, escrita, dislexia e TEA.
Nome do Projeto: Ambulatório de Transtornos da Língua Escrita - diagnóstico, acompanhamento e capacitação profissional
Linha de pesquisa: Processos biológicos aplicados à estrutura e função na reabilitação
Descrição do Projeto: Transtornos de aprendizagem podem ter origens específicas, inespecíficas ou ainda serem secundários a outros quadros. Identificar os diferentes perfis possibilita um diagnóstico mais preciso e, consequentemente, uma intervenção mais efetiva. Investigar essas dificuldades no Brasil torna-se indispensável, pois, além do contexto sociocultural, a diferença de opacidade da língua influencia as avaliações e tratamentos.
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Professor Associado da Faculdade de Fisioterapia e dos Programas de Mestrado e Doutorado em Cardiologia e Educação Física / Centro de Ciências da Saúde / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Reabilitação Cardiorrespiratória (GECARE), com registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Graduado em Fisioterapia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / 1998 - 2002), possui mestrado (2005 - 2007) e doutorado (2007 - 2010) em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos. Concluiu o estágio de pós-doutorado em Fisioterapia Cardiorrespiratória em 2011 (UFSCar). Participa do Conselho Editorial da Brazilian Journal of Physical Therapy (BJPT) e editor associado da ASSOFRAFIR Ciências. É consultor Ad Hoc da FAPERJ e FACEPE e de periódicos nacionais e internacionais. A partir de maio de 2021, foi designado como Diretor Adjunto de Pós-graduação da Faculdade de Fisioterapia da UFRJ. Desenvolve pesquisas em Fisiologia do Exercício e Fisiologia Clínica do Exercício, Desempenho humano e Fisioterapia Cardiorrespiratória em parceria com pesquisadores nacionais (UFSCar, UNIFESP, UNINOVE, UFRN, UFSM, UERJ, FIOCRUZ) e internacionais (EUA, Itália e Espanha).
Nome do Projeto: Estudo dos processos de avaliação e reabilitação de pacientes com disfunções cardiorrespiratórias crônicas
Linha de pesquisa: Processos de promoção à saúde e prevenção de agravos na reabilitação
Descrição do Projeto: Pacientes com disfunções cardiorrespiratórias crônicas apresentam reduzida capacidade funcional e podem se beneficiar das adaptações induzidas pelo exercício físico. O projeto tem por objetivo estudar os mecanismos de ajuste e adaptações induzidos pelo exercício físico em pacientes com doenças cardiorrespiratórias crônicas e o seu impacto sobre a qualidade de vida.
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