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Silvana Maria M. C. FrotaPossui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (1989), Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1999) e Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou vários artigos científicos em periódicos especializados e inúmeros trabalhos em anais de eventos científicos. Escreveu capítulos de livros e organizou livros publicados. Tem experiência na área de Audiologia clínica e Infantil, com ênfase em Processamento Auditivo Central.

Nome do Projeto: Prevenção, diagnóstico e reabilitação dos Transtornos do Processamento Auditivo Central.

Linha de pesquisa: Processos biológicos aplicados à estrutura e função na reabilitação

Descrição do Projeto: A audição é elemento fundamental para a comunicação. O projeto tem por objetivo prevenir, diagnosticar e tipificar as alterações do Sistema Auditivo Periférico e Central, em pacientes com distúrbios da comunicação humana. Abordará os aspectos teóricos da fisiopatologia dos distúrbios do processamento auditivo central em crianças, adolescentes e adultos com distúrbios da comunicação e ainda esclarecerá os diferentes tipos de Treinamento Auditivo, bem como as do paciente às diferentes estratégias.

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Rodrigo Dornelas do CarmoProfessor Associado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado em Comunicação Humana e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2012). Especialista em Voz (2007) e Bacharel em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFRJ. Tem experiência na área de Fonoaudiologia com ênfase em Voz. Tem como principais objetivos de estudos e pesquisas a voz: intervenção e avaliação; Práticas de Educação em Saúde; Metodologias Ativas; Tosse Crônica e; Saúde Integral da pessoa trans. É líder do grupo de pesquisa CNPq intitulado: Fonoaudiologia e suas interfaces nos diversos ciclos de vida e Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Edmée Brandi (LEPEB-VOZ).

Nome do Projeto: Reabilitação Vocal: Avaliação e intervenção

Linha de pesquisa: Processos biológicos aplicados à estrutura e função na reabilitação

Descrição do Projeto: A voz é um importante elemento de comunicação. O projeto de pesquisa tem como objetivo caracterizar a qualidade vocal de profissionais da voz e população de modo em geral. Abordará aspectos teóricos e conceituais da avaliação e terapia dos problemas de voz, relacionando aos aspectos anatomofisiológicos e ainda compreenderá os diversos processos de reabilitação relacionando-os às doenças vocais.

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Miryam Bonadiu PelosiProfessora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenadora do Laboratório de Tecnologia Assistiva LabAssistiva, líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Terapia Ocupacional e Tecnologia Assistiva em diferentes contextos e membro dos Grupos de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura e Ciências da Reabilitação. Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos, Especialização em Psicopedagogia pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e certificação em Tecnologia Assistiva pela California State University. É professora do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural do Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ e do Mestrado em Ciências da Reabilitação da mesma universidade.

Nome do Projeto: Tecnologia Assistiva em diferentes contextos

Linha de pesquisa: Processos de promoção à saúde e prevenção de agravos na reabilitação

Descrição do Projeto: A Tecnologia Assistiva é um elemento importante para a reabilitação. O projeto tem por objetivo desenvolver pesquisas voltadas à avaliação, desenvolvimento, aperfeiçoamento e uso de recursos de Tecnologia Assistiva, para pessoas com perdas funcionais, visando ampliar a participação em diferentes contextos incluindo o cultural, educacional, hospitalar e na Atenção Básica.

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Renata Mousinho P. da SilvaGraduada em Fonoaudiologia (1990), especializada em Psicomotricidade pelo Institut Supérieur de Réeducation Psychomotrice/Paris (1992), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Realizou seu Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). É Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1997, onde coordena o projeto ELO: escrita, leitura e oralidade, e ministra aulas teóricas na área. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, leitura, escrita, dislexia e TEA.

Nome do Projeto: Ambulatório de Transtornos da Língua Escrita - diagnóstico, acompanhamento e capacitação profissional

Linha de pesquisa: Processos biológicos aplicados à estrutura e função na reabilitação

Descrição do Projeto: Transtornos de aprendizagem podem ter origens específicas, inespecíficas ou ainda serem secundários a outros quadros. Identificar os diferentes perfis possibilita um diagnóstico mais preciso e, consequentemente, uma intervenção mais efetiva. Investigar essas dificuldades no Brasil torna-se indispensável, pois, além do contexto sociocultural, a diferença de opacidade da língua influencia as avaliações e tratamentos.

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Michel Silva ReisProfessor Associado da Faculdade de Fisioterapia e dos Programas de Mestrado e Doutorado em Cardiologia e Educação Física / Centro de Ciências da Saúde / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Reabilitação Cardiorrespiratória (GECARE), com registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Graduado em Fisioterapia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / 1998 - 2002), possui mestrado (2005 - 2007) e doutorado (2007 - 2010) em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos. Concluiu o estágio de pós-doutorado em Fisioterapia Cardiorrespiratória em 2011 (UFSCar). Participa do Conselho Editorial da Brazilian Journal of Physical Therapy (BJPT) e editor associado da ASSOFRAFIR Ciências. É consultor Ad Hoc da FAPERJ e FACEPE e de periódicos nacionais e internacionais. A partir de maio de 2021, foi designado como Diretor Adjunto de Pós-graduação da Faculdade de Fisioterapia da UFRJ. Desenvolve pesquisas em Fisiologia do Exercício e Fisiologia Clínica do Exercício, Desempenho humano e Fisioterapia Cardiorrespiratória em parceria com pesquisadores nacionais (UFSCar, UNIFESP, UNINOVE, UFRN, UFSM, UERJ, FIOCRUZ) e internacionais (EUA, Itália e Espanha).

Nome do Projeto: Estudo dos processos de avaliação e reabilitação de pacientes com disfunções cardiorrespiratórias crônicas

Linha de pesquisa: Processos de promoção à saúde e prevenção de agravos na reabilitação

Descrição do Projeto: Pacientes com disfunções cardiorrespiratórias crônicas apresentam reduzida capacidade funcional e podem se beneficiar das adaptações induzidas pelo exercício físico. O projeto tem por objetivo estudar os mecanismos de ajuste e adaptações induzidos pelo exercício físico em pacientes com doenças cardiorrespiratórias crônicas e o seu impacto sobre a qualidade de vida.

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