Accessibility Tools
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR/UFRJ) tem a satisfação de anunciar a visita da professora Beatriz Minghelli, do Instituto Piaget (Portugal), como parte das atividades do programa de mobilidade acadêmica Erasmus+, promovido pela União Europeia.
Durante sua estadia na UFRJ, a professora Minghelli irá ministrar a disciplina Metodologia da Pesquisa, voltada aos alunos do PPGCR. A presença da docente portuguesa representa uma oportunidade ímpar de intercâmbio científico e cultural, promovendo o diálogo entre diferentes abordagens acadêmicas e fortalecendo a formação dos estudantes.
A iniciativa integra um acordo de mobilidade internacional entre o Instituto Piaget e o PPGCR/UFRJ, que possibilitará a realização de intercâmbios acadêmicos bilaterais. Estudantes de pós-graduação das duas instituições terão a chance de vivenciar experiências formativas no exterior, ampliando horizontes acadêmicos e fortalecendo a cooperação internacional.
A presença da professora Beatriz Minghelli marca mais um passo importante na internacionalização do PPGCR, reafirmando o compromisso do programa com a excelência acadêmica, a inovação científica e a formação de profissionais com visão global.
O professor Clynton Corrêa, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR), em parceria com a professora Vera Britto, da Faculdade de Fisioterapia da UFRJ, é coorganizador do livro Cuidado Interprofissional para Pessoas com Parkinson. A obra reúne experiências práticas do Grupo de Estudos na Doença de Parkinson (GEDOPA), sediado na Faculdade de Fisioterapia, cujas atividades são desenvolvidas no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC/UFRJ).
O grande diferencial do livro é a abordagem interprofissional no cuidado de pessoas com Parkinson: ele destaca ações integradas de diversos profissionais da saúde atuando simultaneamente em um mesmo espaço, promovendo uma atenção mais abrangente e humanizada aos pacientes.
Resultado direto da vivência acadêmica e clínica dos autores, o livro representa uma importante contribuição da universidade para o aprimoramento da prática clínica e da formação de profissionais de saúde.
A publicação está disponível no site da Editora UFRJ
O Sistema de Bibliotecas da UFRJ (SiBI) em parceria com a Clarivate anuncia um importante treinamento presencial para a comunidade acadêmica e pesquisa: "Conheça as novidades da plataforma Web of Science e o Journal Citation Reports (JCR)". A atividade será ministrada por Deborah Dias, Consultora Regional de Soluções da Clarivate, e acontecerá no dia 11 de junho de 2025 (quarta-feira), às 10h.
Data: 11 de junho de 2025 (quarta-feira)
Horário: 10:00
Local: Auditório do 1º andar do Instituto de Neurologia Deolindo Couto - INDC - Pavilhão Austregésilo (Campus da Praia Vermelha)
Não perca a oportunidade de esclarecer dúvidas, conhecer as últimas atualizações dessas importantes ferramentas de pesquisa e melhorar suas estratégias de coleta e análise de dados acadêmicos.
Para participar, é necessário realizar sua inscrição através do formulário AQUI!
Clique AQUI para mais informações!
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) subiu 70 posições no ranking mundial do Center for World University Rankings (CWUR), alcançando o 331º lugar entre 21.462 instituições avaliadas em 94 países. A UFRJ é agora a segunda melhor universidade do Brasil, atrás apenas da USP (118ª no mundo), que lidera na América Latina. Destaque no critério "qualidade da educação", a UFRJ é a melhor do país, ficando na 504ª posição global nesse aspecto.
Apesar dos avanços, o reitor Roberto Medronho ressaltou que a universidade enfrenta limitações orçamentárias, o que impacta seu desempenho. Ele destacou a dedicação da comunidade acadêmica diante da falta de recursos e criticou a diferença de financiamento em relação a instituições estaduais, como as paulistas. No ranking geral, Harvard lidera, seguida por MIT, Stanford, Cambridge e Oxford.
Clique AQUI para conferir a matéria completa!
Fontes: Conexão UFRJ; G1.
O PPGCR recebeu no INDC hoje a ilustre visita do cantor e compositor Marcus Menna! O cantor participou da atividade da disciplina "Tópicos Especiais em Reabilitação 1".
Agradecemos por sua disponibilidade e pela partilha! Sua história é inspiradora!
Sugerimos também conhecerem a nova música "Anjos", que está disponível no youtube, spotify e deezer!
O GECARE/PPGCR teve hoje a satisfação de receber a visita de Liza Fernandes Moutinho, analista de gestão de projetos do Parque Tecnológico da UFRJ, ao nosso projeto contemplado pelo Edital Projetos Especiais 3, promovido pelo próprio Parque.
Durante o encontro, apresentamos os avanços do estudo sobre o limiar de anaerobiose a partir da frequência cardíaca, uma iniciativa que integra ciência, inovação e aplicabilidade prática nas áreas da saúde e do desempenho físico.
Todo o time do GECARE agradece as iniciativas de apoio do Parque aos projetos que estão alinhados e contribuem diretamente para o avanço da Agenda 2030 da ONU, especialmente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável voltados à saúde (ODS 3) e à educação de qualidade (ODS 4).
A Professora Cynthia Samary, docente do Departamento de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Musculoesquelética da Faculdade de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFRJ, participou entre os dias 18 e 21 de maio de 2025 da American Thoracic Society International Conference, realizada em San Francisco, Califórnia (EUA), um dos mais importantes eventos científicos internacionais nas áreas de pneumologia, cuidados críticos e medicina do sono.
Durante o evento, a professora foi contemplada com o International Trainee Scholarship (ITS), uma premiação de destaque concedida pela ATS a pesquisadores internacionais em início ou meio de carreira, reconhecendo a relevância e o impacto científico de seus trabalhos.
O estudo apresentado, intitulado "Impact of Hypoxemia, Normoxia, and Moderate to Severe Hyperoxemia on Brain-lung Crosstalk in Experimental Acute Focal Ischemic Stroke", investiga, em modelo experimental, como diferentes níveis de oxigenação podem influenciar a interação cérebro-pulmão no contexto do acidente vascular encefálico isquêmico focal agudo. A pesquisa traz importantes implicações para a prática clínica e o cuidado intensivo de pacientes neurológicos.
A conquista da Professora Cynthia Samary reafirma a excelência e o reconhecimento internacional da produção científica desenvolvida na UFRJ.