Accessibility Tools

brasil.png

eua.png

espanha.png

Lupa.png

EXTENSÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO



Os docentes permanentes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, por meio dos seus Programas e Projetos de Extensão, promovem a interação dialógica entre os alunos de pós-graduação, graduação, comunidade acadêmica e a sociedade. Os projetos de extensão na pós-graduação estão alinhados com a tríade universitária de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo o compromisso social da instituição de ensino. Na pós-graduação, os projetos de extensão ganham um caráter mais técnico e especializado, uma vez que envolvem conhecimentos avançados e práticas voltadas para a solução de problemas reais. Em termos de benefícios para os estudantes de pós-graduação, os projetos de extensão ampliam as habilidades de trabalho em equipe, comunicação e liderança, além de favorecerem a capacidade de lidar com situações complexas e multidisciplinares. Por fim, a participação em projetos de extensão também pode ser um diferencial na carreira acadêmica e profissional dos pós-graduandos, demonstrando comprometimento com a responsabilidade social e a capacidade de aplicar conhecimentos de forma prática e transformadora.

 

Projetos da Extensão

Ações integradas voltadas a pacientes com lesão de plexo braquial

Docentes: Claudia Domingues Vargas(Coordenadora)

Sobre o Projeto: A lesão traumática do plexo braquial (LTPB) constitui um comprometimento neurológico que afeta a extremidade superior, levando frequentemente a incapacidades físicas e psicológicas, comprometimento da participação social e diminuição na qualidade de vida. É uma condição complexa, cuja recuperação geralmente é lenta e de custo elevado. É necessária, portanto, a existência de centros de excelência que ofereçam as melhores soluções para estes pacientes. Essa proposta visa apoiar e ampliar estratégias avaliativas, terapêuticas e educativas voltadas para os cuidados ambulatoriais clínicos e fisioterapêuticos de pacientes com LTPB, oferecido no Instituto de Neurologia Deolindo Couto da UFRJ.

Bem-estar vocal: práticas saudáveis em voz docente

Docentes: Rodrigo Dornelas do Carmo(Coordenador)

Sobre o Projeto: Segundo a literatura, à docência é uma profissão de risco para a saúde vocal de professores. Estudos indicam que cerca de 63% dos professores já sofreram de alguma alteração vocal, em comparação com apenas 35% da população em geral. No Rio de Janeiro em 2007, 41,7% dos professores foram readaptados por disfonia, correspondendo a 1% da totalidade de docentes da rede pública municipal de ensino. Neste sentido, faz-se necessário a criação de espaços educativos para tais profissionais lidarem com a sua saúde vocal. Para isso faremos um mapeamento do adoecimento vocal dos professores do Rio de Janeiro por meio de um protocolo preenchido online, validado e específico para a população de professores. O mapeamento será realizado com os professores-cursistas para identificar os problemas vocais e propor soluções e também com o objetivo de contribuir com políticas públicas para a prevenção do adoecimento vocal nesta categoria profissional. Em suma, esta proposta de curso tem como objetivo orientar docentes do ensino público e privado a traçarem estratégias para prevenir o adoecimento vocal por meio de uma formação continuada em EAD. A formação terá duração de 110 minutos e será construído de acordo com as necessidades das professoras e professores do município do Rio de Janeiro, porém não é impeditivo que outros professores interessados pelo Brasil possam se inscrever. Será disponibilizado material ilustrativo e referências para leituras.

Corpo & Mente

Docentes: Michel Silva Reis(Colaborador)

Sobre o Projeto: Os transtornos mentais são altamente prevalentes, possuem uma etiologia complexa e sintomatologia abrangendo aspectos mentais e físicos. As intervenções não-medicamentosas visam integrar aspectos físicos, psicológicos e sociais na tentativa de reduzir os sintomas de forma ampla e significativa. Dessa forma, os transtornos mentais podem impactar, moldar e desintegrar a saúde física do paciente gerando o agravamento dos sintomas e do curso da doença. O projeto Corpo & Mente tem como objetivo levar o movimento integrativo para o paciente psiquiátrico através de exercícios físicos sistematizados e práticas corporais como consciência corporal, exercícios respiratórios, alongamentos, exercícios posturais, yoga e meditação. Tanto os pacientes internados quanto os que realizam tratamento no ambulatório do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) serão beneficiados através de atendimentos on-line, áudios, folhetos e manuais, que serão distribuídos através de mídias digitais. O projeto visa levar um melhor estilo de vida para o paciente e iniciar uma relação de harmonia e gentileza com seu próprio corpo, a tentativa de recuperar o equilíbrio da saúde física e mental não somente através de medicamentos. Ademais, todas as abordagens propostas contarão com participação ativa dos pacientes. Estes estabelecerão com os profissionais da equipe da ação uma comunicação direta, para que os exercícios e práticas corporais possam ser individualizados e gerar os melhores efeitos.

Curso de Aperfeiçoamento em Neurorreabilitação

Docentes: Clynton Lourenço Correa(Coordenador)

Sobre o Projeto: A presente atividade de extensão é caracterizada como curso de aperfeiçoamento em Neurorreabilitação para profissionais da saúde, a saber: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia (modalidade Neuropsicologia). Objetivos: Proporcionar vivência da prática clínica em Neurorreabilitação, baseada nas evidências científicas, aprimorando o senso crítico e investigativo necessários aos profissionais para a devida autonomia da prática profissional e propiciar as práticas terapêuticas em Neurorreabilitação baseadas na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Metodologia: O presente curso terá frequência semanal de 02 vezes por semana (3af e 5af) e carga horária semanal de 08 (oito) horas a serem cumpridas presencialmente pelos inscritos nas dependências do Instituto de Neurologia Deolindo Couto, das 08h às 12h. A carga horária total do curso será de 340 horas. Os profissionais da saúde selecionados para realizar o curso deverão participar presencialmente das atividades desenvolvidas pelas áreas pretendidas e previamente escolhidas com início às 8h e término às 12h às 3as e 5as feiras. No primeiro horário de cada dia (8 às 9h da manhã) os profissionais frequentarão o ambulatório de outra especialidade, em forma de um rodízio a cada mês, para favorecer a interprofissionalidade e troca de saberes.

ELO: leitura, escrita e oralidade.

Docentes: Renata Mousinho Pereira da Silva(Colaboradora) e Silvana Maria Monte Coelho Frota(Colaboradora)

Sobre o Projeto: Acolher e estimular crianças com dificuldades escolares, principalmente de leitura, identificando, orientando e desenvolvendo estratégias assertivas de aprendizagem de forma mais precoce possível, constitui-se em ação importante para evitar déficits futuros no desenvolvimento dessas competências. Desse modo, no projeto propõem-se a realização de oficinas de estimulação em grupo para crianças com possível transtorno específico de aprendizagem (dislexia, disortografia, discalculia) e demais transtornos que perpassam atenção e linguagem infantil, oferecendo recursos tangíveis de conduta que auxiliem a aprendizagem mais efetiva. A abordagem por meio de oficinas tem cunho científico já comprovado e direciona com eficácia e eficiência condutas de suporte ao tratamento especializado. Tal abordagem possibilita ainda atender às demandas das famílias que buscam tratamento para as crianças com dificuldades escolares desde o seu início, sendo o prognóstico mais efetivo, reduzindo o impacto na vida destes escolares. Nesse sentido, a ações serão desenvolvidas por alunos da UFRJ de cursos como fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, medicina, terapia ocupacional, dentre outros, que desejem vivenciar a experiência de atuar em equipe interdisciplinar sob capacitação e supervisão de profissionais destas áreas. O projeto, tem previsão de duração de três anos, funcionando 18 semanas/semestre no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, desta universidade.

Educação em saúde: Cuidando das pessoas com Parkinson, familiares e cuidadores

Docentes: Clynton Lourenço Correa(Vice-Coordenador)

Sobre o Projeto: A Doença de Parkinson (DP) é uma doença progressiva e crônica caracterizada pela rigidez, bradicinesia, tremor e instabilidade postural. Indivíduos com doença crônica como a DP precisam lidar com desconforto físico, perda das relações sociais, atividades financeiras, trabalho e lazer. Dessa forma,níveis de tensão física e psicológica provocam um intenso sofrimento, além do desgaste e tensionamento dos familiares e especialmente aqueles que são cuidadores. Em muitas instituições de saúde, grupos de profissionais têm buscado enfrentar o desafio de incorporar no serviço público a metodologia da educação popular, ou seja, a estruturação de instrumentos que auxiliem na educação em saúde.

Jornada Científica da Faculdade de Fisioterapia

Docentes: Michel Silva Reis(Coordenador)

Sobre o Projeto: Como pré-requisito para a integralização dos créditos para a conclusão do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, as/os alunas/os dos nono e décimo período obrigatoriamente deve apresentar defesa pública dos trabalhos de conclusão de curso (TCC). Nesse contexto, semestralmente, no último mês de cada semestre, ocorre o Jornada Científica de apresentação dos TCCs para que alunas/os de todos os semestres da Faculdade de Fisioterapia e as acadêmicas/os de outras unidades da UFRJ e de outras Universidades. A defesa pública dos TCCs representa uma experiência fundamental para concluintes treinarem suas habilidades para exposição em eventos científicos. Adicionalmente, essa atividade possibilitará a divulgação dos resultados científicos dos projetos de pesquisa desenvolvidos na UFRJ para toda comunidade. Além disso, proporcionará a toda equipe envolvida de organização (especialmente alunas/alunos) a desenvolverem habilidades para organização de evento científico. Cabe destacar ainda, que o evento será divulgado pelas redes sociais e/ou site oficial da Faculdade de Fisioterapia para que alunos/alunas de outras instituições de ensino possam se inscrever e participar da Jornada Científica. As inscrições ocorrerão por acesso e-mail e/ou formulário eletrônico com link compartilhado durante divulgação do evento.

Mobilidade em Hanseníase

Docentes: Michel Silva Reis(Colaborador)

Sobre o Projeto: Na hanseníase, complicações como alterações da sensibilidade, motricidade, absorção tecidual, úlceras plantares e amputações, ainda são consideradas morbidades impactantes. Alterações relacionadas ao alinhamento dos segmentos corporais, disfunções no controle postural estático e dinâmico, também precisam ser diagnosticadas precocemente. Portanto, todos os profissionais de saúde que atuam nos programas de reabilitação em hanseníase precisam dominar conhecimentos sobre os principais sinais e sintomas, relacionados à alteração da mobilidade, para contribuição na eficácia da prevenção de incapacidades. Após a identificação precoce dessas deficiências, o paciente poderá ser encaminhado para avaliações específicas, com uso de ferramentas como a baropodometria, estabilometria e análises de imagem e movimento, para estabelecimento dos diagnósticos e ações terapêuticas especializadas. Esta Ação será realizada através de cursos. Cada curso terá duração de 60 horas. Será composto por 13 (treze) aulas virtuais incluindo palestras, sessão clínica e orientações para pesquisa de evidências científicas e produção de pôsteres, e 1(um) seminário presencial com apresentação de relatos de casos, pôsteres e oficinas. Será ofertado para profissionais de equipes interdisciplinares de atenção primária do SUS e estudantes de graduação de universidades públicas.

Plantão LIP UFRJ

Docentes: Cynthia do Santos Samary(Colaboradora)

Sobre o Projeto: O projeto de Extensão “Plantão LIP” se refere à utilização de plataformas virtuais, com a página do Laboratório de Investigação Pulmonar (LIP_UFRJ), do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro para Divulgação Científica. O Projeto “Plantão LIP” tem o objetivo de divulgar novidades científicas, desfazer mitos que impactam o dia-a-dia das pessoas, interagir virtual e presencialmene com a sociedade, retirando dúvidas e estimulando que jovens desenvolvam o pensamento científico e o interesse sobre ciência. O Projeto estará aberto à comunidade e se utilizará de plataformas virtuais como o facebook, twitter, linkedin e instagram, e apresentará semanalmente as seguintes pautas com publicações e lives: 1) “Fato ou Fake” – Desmistificação de Fake News, sob o olhar da ciência 2) “Plantão LIP” – Publicação de Notícias Imediatas de Relevância em Saúde Pública 3) “LIP Responde” – canal aberto de perguntas da população que serão respondidas pela equipe de alunos sob supervisão 4) “LIP Team” – Divulgação de Corpo Social do Laboratório, Seus Projetos, Prêmios e colaboradores 5) “Você sabia?” Discussão de Artigos Científicos Recentemente Publicados voltados aos graduandos e pós-graduandos 6) “LIP Kids” – voltados ao público infantil para incentivo à carreira científica 7) “LIP Leaders” – relacionados a liderança, inteligência emocional, desenvolvimento de 8) “LIP Hakuna Matata” – relacionados à saúde mental

Primeiros socorros em Pediatria

Docentes: Cynthia do Santos Samary(Coordenadora)

Sobre o Projeto: A ação "Primeiros Socorros em Pediatria” é uma proposta de extensão universitária entre Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Clínicas da Família na cidade do Rio de Janeiro, e outros tipos de instituições (saúde, educação e lazer). Com tal parceria institucional e interdisciplinar, espera-se promover conhecimento das condutas em situações emergenciais, ensinando a prática de emergência pediátrica extra-hospitalar aos familiares/responsáveis de crianças atendidas na Clínica da Família, e/ou frequentadores dessas instituições. Sabe-se que os acidentes são as maiores causas de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil, e grande parte desses casos poderia ser evitada por prevenção ou mesmo com um pronto atendimento realizado por pessoas preparadas (ONG Criança Segura, 2020). Nesse contexto, propomos a divulgação de cartilhas,posts informativos em um Instagram próprio da extensão, e a divulgação de técnicas nos locais de atuação do projeto. Temos o intuito que os familiares/responsáveis tenham acesso às informações sobre primeiros socorros em crianças, a fim de orientá-los nas condutas em casos de emergência pediátrica extra-hospitalar. Os alunos extensionistas serão responsáveis pela distribuição das cartilhas e das informações gerais.

Programa multidisciplinar voltado à saúde do cirurgião dentista

Docentes: Michel Silva Reis(Colaborador) e Humberto Lameira Miranda(Colaborador)

Sobre o Projeto: A ergonomia vem contribuindo cada vez mais nos estudos relativos a melhoria das condições de trabalho e a melhoria da qualidade de vida do cirurgião-dentista,além de render uma melhor produtividade. A atividade física é considerada, dentre outros fatores, um importante elemento na promoção da saúde e sua ausência pressupõe aumento substancial no risco de desenvolver e agravar várias doenças,principalmente as de natureza osteomioarticular.O presente estudo tem como objetivos: identificar as alterações posturais mais prevalentes neste grupo, relaciona-las por tempo de atividade profissional e propor atividades físicas que previnam as doenças osteomioarticulares.

Projeto InspirAÇÃO: Tele-Reabilitação no pós COVID-19

Docentes: Alessandra Choqueta de Toledo Arruda(Coordenadora), Cynthia do Santos Samary(Colaboradora) e Michel Silva Reis(Colaborador)

Sobre o Projeto: A pandemia da COVID-19 levou a mais de 18 milhões de pessoas infectadas no Brasil e 520 mil óbitos até Junho de 2021. Para as pessoas que se recuperaram da doença pode ocorrer a síndrome pós COVID, que leva a um comprometimento funcional com prejuízo na capacidade de realizar atividades de vida diária, no desempenho profissional e na interação social. Além disso, esses indivíduos podem se tornar mais sedentários, aumentando o risco de comorbidades. Dessa forma, a reabilitação pulmonar vem sendo recomendada na recuperação de pacientes pós-COVID-19 em inúmeros cenários: durante a hospitalização e após a alta hospitalar e mesmo para pacientes que não necessitaram de hospitalização mas que podem ter algum grau de comprometimento funcional. Considerando que a população em vulnerabilidade social é a mais impactada pelos efeitos da pandemia, seja pela insuficiência nas estratégias de prevenção e/ou tratamento da doença, e menor acesso à saúde e à dificuldade no processo de reabilitação principalmente devido à barreiras como distância, custos e tempo, a telerreabilitação pode minimizar esses obstáculos e alcançar essa população. Esse cenário deve ser considerado nas ações de promoção da saúde e tratamento das sequelas da COVID-19, especialmente enquando durar as medidas de distanciamento social. A telerreabilitação utiliza recursos de telecomunicação para oferecer a reabilitação de forma remota e síncrona. A OMS vem incentivando essa possibilidade de reabilitação.

Reabilitação Pulmonar: Perspectivas no cenário da COVID-19

Docentes: Alessandra Choqueta de Toledo Arruda(Coordenadora) e Michel Silva Reis(Colaborador)

Sobre o Projeto: O curso de extensão "Reabilitação Pulmonar: Perspectivas no cenário da COVID-19" visa apresentar e discutir a Reabilitação Pulmonar no Brasil e no mundo e as novas perspectivas no cenário da pandemia da COVID-19, incluindo a telereabilitação. A discussão deve oferecer subsídios que contribuirão para a fundamentação e a reflexão crítica sobre a prática clínica na área da reabilitação de pacientes com doenças respiratórias crônicas. A discussão se pautará em evidências científicas e consensos científicos no âmbito da reabilitação pulmonar e nas demandas da sociedade civil que propiciarão embasamento para a proposição de novas pesquisas e atuações na área.

Stroke Camp - Imersao Multiprofissional em Reabilitação pós Acidente Vascular Cerebral

Docentes: Ana Paula Fontana(Coordenadora) e Michel Silva Reis(Colaborador)

Sobre o Projeto: O curso Stroke Camp UFRJ é um curso de treinamento profissional que através de atividades de Ensino-Pesquisa-Extensão busca fortalecer a rede de cuidados no SUS para profissionais relacionados ao cuidado da pessoa vítima de AVC, e seus familiares, através de duas ações: 1- Curso de Treinamento Profissional 'Stroke Camp UFRJ: atuação multiprofissional após AVC' em modalidade intensiva, imersão por 10 dias úteis em outubro 2- 'Campanha Pública do Dia Mundial de Prevenção ao AVC em 29 de outubro'. Para o estudante extensionista os encontros são ao longo dos 10 meses previstos às 3f e 5f das 13 às 17h.

TO Brincando - Jogos, atividades e recursos para crianças com deficiência

Docentes: Miryam Bonadiu Pelosi(Coordenadora)

Sobre o Projeto: O Projeto TO BRINCANDO, que teve início em agosto de 2012, tem o objetivo de desenvolver e disseminar conhecimento acerca do brincar adaptado para crianças com deficiência. Para isso cria, analisa e realiza: adaptações físicas de jogos; simplificação de regras e sua escrita com símbolos; descreve outras maneiras de jogar; desenvolve recursos de comunicação alternativa, como pranchas de comunicação, que permitem a participação de crianças com dificuldades de fala; elabora atividades pedagógicas e materiais de apoio para o aprendizado dos conceitos apresentados nos jogos; e desenvolve jogos interativos e de tabuleiro. O material desenvolvido fica disponível no portal do Laboratório de Tecnologia Assistiva (www.portalassistiva.com.br) e são postados na página do projeto no Facebook e do Instagram. O conhecimento construído é compartilhada com a comunidade por meio de oficinas, exposições, apresentações e publicações.

Topo