Docentes: Renata Mousinho Pereira da Silva(Colaboradora) e Silvana Maria Monte Coelho Frota(Colaboradora)
Sobre o Projeto: Acolher e estimular crianças com dificuldades escolares, principalmente de leitura, identificando, orientando e desenvolvendo estratégias assertivas de aprendizagem de forma mais precoce possível, constitui-se em ação importante para evitar déficits futuros no desenvolvimento dessas competências. Desse modo, no projeto propõem-se a realização de oficinas de estimulação em grupo para crianças com possível transtorno específico de aprendizagem (dislexia, disortografia, discalculia) e demais transtornos que perpassam atenção e linguagem infantil, oferecendo recursos tangíveis de conduta que auxiliem a aprendizagem mais efetiva. A abordagem por meio de oficinas tem cunho científico já comprovado e direciona com eficácia e eficiência condutas de suporte ao tratamento especializado. Tal abordagem possibilita ainda atender às demandas das famílias que buscam tratamento para as crianças com dificuldades escolares desde o seu início, sendo o prognóstico mais efetivo, reduzindo o impacto na vida destes escolares. Nesse sentido, a ações serão desenvolvidas por alunos da UFRJ de cursos como fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, medicina, terapia ocupacional, dentre outros, que desejem vivenciar a experiência de atuar em equipe interdisciplinar sob capacitação e supervisão de profissionais destas áreas. O projeto, tem previsão de duração de três anos, funcionando 18 semanas/semestre no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, desta universidade.