Possui graduação em Fisioterapia (2003), mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Doutorado pelo Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2010) e Pós-doutorado também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, realizou estágio de doutorado sanduíche na Harvard Medical School sob supervisão do Dr. Larry Benowitz. Apresenta experiência na área de Morfologia com ênfase em microscopia eletrônica, cultura de células e análises bioquímicas e em particular experiência na área de histologia do sistema nervoso central e periférico com ênfase no estudo dos mecanismos de regeneração após utilização de terapia celular e molecular como forma de tratamento. Apresenta também experiência na análise da atividade locomotora de camundongos. Atualmente é orientadora de Mestrado e doutorado no Programa em Anatomia Patológica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, UFRJ e Jovem Cientista do nosso Estado/FAPERJ.
Projeto: Efeitos da inosina na fase subaguda da reabilitação em um modelo de lesão compressiva da medula espinal em camundongos
Linha de pesquisa: Processos biológicos aplicados à estrutura e função na reabilitação
Descrição: O uso da inosina se mostrou positivo em modelos de lesão no Sistema Nervo Central que incluem a transecção unilateral do tratocorticoespinal, lesão da medula espinal, esclerose múltipla, na doença de Parkinson e no Acidente Vascular Cerebral. Recentemente, um estudo do nosso grupo apresentou resultados positivos do uso da inosina em um modelo compressivo do nervo isquiático, sendo o pioneiro no uso dessa molécula no Sistema Nervoso Periférico. Dessa forma, o objetivo deste projeto é entender os eventos que ocorrem imediatamente após a lesão que podem resultar em uma melhor regeneração.