Humberto L. MirandaAtualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Escola de Educação Física e Desportos. Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2001), Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2005), Doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (2009) e pós-doutorado na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ - 2017). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da performance, treinamento de força, velocidade e potência. Coordenador do Laboratório de Desempenho, Treinamento e Exercício Físico (LADTEF). Coordena também a Especialização em Musculação e Treinamento de Força, ambos na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é bolsista do programa Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Nome do Projeto: Manipulação das variáveis metodológicas no treinamento de força e seus efeitos agudos e tardios sobre a hemodinâmica, o consumo de oxigênio e mecanismos neurais de controle cardíaco.

Descrição do Projeto: O exercício físico constitui um importante agente estressor à homeostase. O projeto tem por objetivo estudar os possíveis efeitos do treinamento de força para compreensão dos mecanismos neuro-cardíacos considerando a dosimetria do exercício físico, tais como intensidade, volume e tipo de exercício físico em diferentes populações.