Accessibility Tools
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Gama Filho - RJ (1993) e em Fisioterapia pela Faculdade de Reabilitação da ASCE - RJ (1998). Doutor em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), no Laboratório de Mapeamento Cerebral e Integração Sensório-Motora. Professor Associado IV da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do laboratório de Anatomia Humana do Curso de Medicina do Instituto de Educação Médica (IDOMED-RJ) Campus Vista Carioca. Consultor Ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Contemplado pela FAPERJ com o Jovem Cientista do Nosso Estado (2016-2018). Professor do Programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação (PPGCR - UFRJ). Membro da Academia Brasileira de Treinadores do Cômite Olímpico do Brasil (COB). Tem experiência na área de Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional e Esportiva, Controle Motor e Integração Sensório-motora e Mapeamento Cerebral. No campo da Educação Física tem atuado com consultor de projetos em ginástica laboral e também na elaboração de projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação. Na pesquisa, tem interesse concentrado nas seguintes áreas: Fisioterapia Traumato-ortopédica / Desportiva, Anatomia Humana, Aprendizagem Motora, Mapeamento Cerebral (EEGq) , Integração Sensório-Motora, Envelhecimento Humano.
Laboratório: Laboratório do Grupo de Estudos em Terapias Manuais e Fisioterapia músculo-esquelética (GETEME)
Nome do Projeto: Tecnologias e Estratégias Terapêuticas Inovadoras na Reabilitação de Disfunções Neuromusculoesquelética
Linha de pesquisa: Processos de promoção à saúde e prevenção de agravos na reabilitação
Descrição do Projeto: O projeto de pesquisa se propõe a investigar intervenções fisioterapêuticas voltadas às disfunções neuromusculoesqueléticas, com ênfase em técnicas de terapia manual, liberação miofascial e tecnologias inovadoras como a realidade virtual. Os projetos visam compreender os efeitos dessas abordagens na funcionalidade, dor, força muscular e amplitude de movimento, além de fomentar o desenvolvimento técnico-científico e a estruturação de novos dispositivos e métodos de avaliação e intervenção em reabilitação.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Professora Associada da Faculdade de Fisioterapia da UFRJ. Substituta Eventual da Direção Adjunta de Administração da Faculdade de Fisioterapia da UFRJ. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2003) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2007). Professora do corpo permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação, UFRJ. Coordenadora do Ambulatório de Follow-up do Serviço de Fisioterapia da Maternidade Escola da UFRJ. Membro da ASSOBRAFIR - Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. Líder do GENEP - Grupo de Estudos e Pesquisa em Fisioterapia Neonatal e Pediátrica (Maternidade Escola - UFRJ) e Membro do Grupo de Pesquisa em Ciências da Reabilitação - UFRJ. Pós graduada em Acupuntura e eletroacupuntura.
Laboratório: Laboratório do Grupo de estudos e pesquisas em Fisioterapia neonatal e pediátrica (GENEP)
Nome do Projeto: Desenvolvimento de estratégias de prevenção, avaliação, acompanhamento e tratamento em saúde materno infantil.
Linha de pesquisa: Processos de promoção à saúde e prevenção de agravos na reabilitação
Descrição do Projeto: O projeto propõe estratégias de prevenção e intervenção fisioterapêutica voltadas para atrasos e alterações no desenvolvimento infantil, bem como para disfunções cardiorrespiratórias e neurofuncionais, atuando desde a unidade hospitalar (UTI neonatal) até o acompanhamento ambulatorial (follow-up), creches e instituições parceiras. Adicionalmente, também atua durante a gestação com prevenção e estratégias de tratamento de dores e alterações funcionais.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em Fisioterapia (2003), mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Doutorado pelo Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2010) e Pós-doutorado também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, realizou estágio de doutorado sanduíche na Harvard Medical School sob supervisão do Dr. Larry Benowitz. Apresenta experiência na área de Morfologia com ênfase em microscopia eletrônica, cultura de células e análises bioquímicas e em particular experiência na área de histologia do sistema nervoso central e periférico com ênfase no estudo dos mecanismos de regeneração após utilização de terapia celular e molecular como forma de tratamento. Apresenta também experiência na análise da atividade locomotora de camundongos. Atualmente é orientadora de Mestrado e doutorado no Programa em Anatomia Patológica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, UFRJ e Jovem Cientista do nosso Estado/FAPERJ.
Laboratório: Laboratório de Neurodegeneração e Reparo
Projeto: Efeitos da inosina na fase subaguda da reabilitação em um modelo de lesão compressiva da medula espinal em camundongos
Linha de pesquisa: Processos biológicos aplicados à estrutura e função na reabilitação
Descrição: O uso da inosina se mostrou positivo em modelos de lesão no Sistema Nervo Central que incluem a transecção unilateral do tratocorticoespinal, lesão da medula espinal, esclerose múltipla, na doença de Parkinson e no Acidente Vascular Cerebral. Recentemente, um estudo do nosso grupo apresentou resultados positivos do uso da inosina em um modelo compressivo do nervo isquiático, sendo o pioneiro no uso dessa molécula no Sistema Nervoso Periférico. Dessa forma, o objetivo deste projeto é entender os eventos que ocorrem imediatamente após a lesão que podem resultar em uma melhor regeneração.
Graduado em fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1992), com especialização em docência do ensino superior pela Faculdade Béthèncourt da Silva (1993), aperfeiçoamento em técnica operatória e cirurgia experimental pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1999), mestrado (2005) e doutorado (2007) em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutorado na Western Sydney University, Austrália (2014). Atualmente está cursando a licenciatura em música na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área clínica, de educação e em pesquisa, tendo como principais interesses os tópicos dor, lesão e regeneração nervosa periférica, eletroestimulação funcional, neuromodulação não invasiva e neurociência das práticas da performance artística. Dentro destas áreas, desenvolve pesquisa multidisciplinar envolvendo profissionais das áreas de saúde (fisioterapia, medicina e fonoaudiologia), humana (psicologia), tecnológica (física e matemática) e artística (música e dança). Atualmente é professor associado IV da Faculdade de Fisioterapia da UFRJ, professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Neurociência e Cognição da UFABC (Interdisciplinar), do Programa de Pós-graduação em Música da UNIRIO (artes) e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da UFRJ (educação física, fisioterapia, fonoaudiologia terapia ocupacional) e professor do quadro colaborador do Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde da EBMSP (Medicina I), além de membro do Laboratório de Investigações Médicas 54 (LIM-54) da USP.
Nome do Projeto: Dinâmica da atividade cerebral na dor crônica e análise da efetividade e eficácia de estratégias de neuromodulação não invasiva
Linha de pesquisa: Processos biológicos aplicados à estrutura e função na reabilitação
Laboratório: Laboratório Neuromodulação Funcional e Dor
Descrição do Projeto: A dor crônica é uma condição de saúde altamente prevalente na população, envolvendo sempre o sistema nervoso — seja no processamento primário da dor ou nas alterações associadas, como padrões típicos de movimento, comportamento e dinâmica cognitivo-emocional. Estudos sobre a atividade cerebral diante da dor crônica têm revelado aspectos importantes para sua compreensão e tratamento, incluindo a possibilidade de modular diretamente disfunções do sistema nervoso por meio de técnicas não invasivas de estimulação elétrica, magnética, luminosa e sônica. Dentro dessa linha de pesquisa, utilizamos ferramentas da neurociência, como estimulação magnética transcraniana associada à eletromiografia, eletroencefalografia e espectroscopia no infravermelho próximo, para identificar características funcionais relacionadas ao estado patológico. Também empregamos técnicas de neuromodulação não invasiva com o objetivo de interferir nessas características e controlar a dor.
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (1989), Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1999) e Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou vários artigos científicos em periódicos especializados e inúmeros trabalhos em anais de eventos científicos. Escreveu capítulos de livros e organizou livros publicados. Tem experiência na área de Audiologia clínica e Infantil, com ênfase em Processamento Auditivo Central.
Nome do Projeto: Prevenção, diagnóstico e reabilitação dos Transtornos do Processamento Auditivo Central.
Linha de pesquisa: Processos biológicos aplicados à estrutura e função na reabilitação
Descrição do Projeto: A audição é elemento fundamental para a comunicação. O projeto tem por objetivo prevenir, diagnosticar e tipificar as alterações do Sistema Auditivo Periférico e Central, em pacientes com distúrbios da comunicação humana. Abordará os aspectos teóricos da fisiopatologia dos distúrbios do processamento auditivo central em crianças, adolescentes e adultos com distúrbios da comunicação e ainda esclarecerá os diferentes tipos de Treinamento Auditivo, bem como as do paciente às diferentes estratégias.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.