Accessibility Tools

brasil.png

eua.png

espanha.png

Lupa.png

09 06 PPGCR Abrahão Fontes BaptistaGraduado em fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1992), com especialização em docência do ensino superior pela Faculdade Béthèncourt da Silva (1993), aperfeiçoamento em técnica operatória e cirurgia experimental pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1999), mestrado (2005) e doutorado (2007) em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutorado na Western Sydney University, Austrália (2014). Atualmente está cursando a licenciatura em música na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área clínica, de educação e em pesquisa, tendo como principais interesses os tópicos dor, lesão e regeneração nervosa periférica, eletroestimulação funcional, neuromodulação não invasiva e neurociência das práticas da performance artística. Dentro destas áreas, desenvolve pesquisa multidisciplinar envolvendo profissionais das áreas de saúde (fisioterapia, medicina e fonoaudiologia), humana (psicologia), tecnológica (física e matemática) e artística (música e dança). Atualmente é professor associado IV da Faculdade de Fisioterapia da UFRJ, professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Neurociência e Cognição da UFABC (Interdisciplinar), do Programa de Pós-graduação em Música da UNIRIO (artes) e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da UFRJ (educação física, fisioterapia, fonoaudiologia terapia ocupacional) e professor do quadro colaborador do Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde da EBMSP (Medicina I), além de membro do Laboratório de Investigações Médicas 54 (LIM-54) da USP.

Nome do Projeto: Dinâmica da atividade cerebral na dor crônica e análise da efetividade e eficácia de estratégias de neuromodulação não invasiva

Linha de pesquisa: Processos biológicos aplicados à estrutura e função na reabilitação

Laboratório: Laboratório Neuromodulação Funcional e Dor

Descrição do Projeto: A dor crônica é uma condição de saúde altamente prevalente na população, envolvendo sempre o sistema nervoso — seja no processamento primário da dor ou nas alterações associadas, como padrões típicos de movimento, comportamento e dinâmica cognitivo-emocional. Estudos sobre a atividade cerebral diante da dor crônica têm revelado aspectos importantes para sua compreensão e tratamento, incluindo a possibilidade de modular diretamente disfunções do sistema nervoso por meio de técnicas não invasivas de estimulação elétrica, magnética, luminosa e sônica. Dentro dessa linha de pesquisa, utilizamos ferramentas da neurociência, como estimulação magnética transcraniana associada à eletromiografia, eletroencefalografia e espectroscopia no infravermelho próximo, para identificar características funcionais relacionadas ao estado patológico. Também empregamos técnicas de neuromodulação não invasiva com o objetivo de interferir nessas características e controlar a dor.

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

lattes Lattes

Michel Silva Reis

Michel Silva Reis

Rodrigo Dornelas do Carmo

Rodrigo Dornelas do Carmo

Topo