Ana Paula FontanaProfessora Associada IV da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Recuperação Funcional após Acidente Vascular Cerebral (diretório de grupos de pesquisa no CNPq). Sou Sócia-fundadora da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN). Possuo graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina/PR (1997), Residência em Fisioterapia Neurológica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), Doutorado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Pós-doutorado em Neurofisiologia da Ação pelo Institut des Sciences Cognitives/CNRS em Lyon, França em 2005. Tenho experiência na área de Fisioterapia e Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: reabilitação neurológica após AVC (Acidente Vascular Cerebral) e neurociências da motricidade.

Nome do Projeto: Recuperação funcional de pacientes com sequelas de AVC.

Descrição do Projeto: O Acidente Vascular Cerebral, na atualidade, é reconhecidamente a maior causa de incapacidades físicas adquiridas na vida adulta resultando em limitações estruturais, de atividades e de participação social e laboral. Esse projeto tem como objetivo principal avaliar os padrões cognitivos, motores e sensitivos envolvidos na reaquisição da ação de alcance e preensão manual, marcha e equilíbrio após um Acidente Vascular Cerebral. Possibilita o estudo comportamental e de mecanismos neurofisiológicos envolvidos na reaquisição de habilidades funcionais e na plasticidade motora, e como estes podem determinar novas abordagens da reabilitação de pacientes após lesão no Sistema Nervoso Central.