brasil.png

eua.png

espanha.png

Lupa.png

Alessandra Choqueta de T. ArrudaProfessora adjunta na Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Laboratório de Investigação em Avaliação e Reabilitação Pulmonar (LiRP/UFRJ). Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), fez aprimoramento em Terapia Intensiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestrado em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) (2005) e doutorado em Ciências Médicas pela USP (2009) ambos apoiados pela FAPESP. Trabalhou como Professora no Departamento de Fisioterapia da UNESP (2012) período no qual realizou estágio científico junto ao Research Group for Pulmonary Rehabilitation na KU Leuven (Bélgica). Realizou pós-doutorado pelo Departamento de Clínica Médica da USP (2014) sob supervisão do Prof. Mílton de Arruda Martins e no Laboratório de Ciências do Exercício da Universidade Federal Fluminense (2018) sob supervisão do Prof. Antônio Claúdio Lucas da Nobrega. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais. Tem experiência clínica na área de Fisioterapia, com ênfase em Reabilitação Pulmonar. Áreas de interesse e atuação científicas são: Avaliação e Intervenção em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Reabilitação Pulmonar, Fisiologia e Fisiopatologia cardiorrespiratória e do Exercício e Imunologia do exercício.

Nome do Projeto: Avaliação e intervenção em fisioterapia e reabilitação cardiorrespiratória nas doenças crônicas não transmissíveis: da fisiologia à prática clínica

Linha de pesquisa: Processos de promoção à saúde e prevenção de agravos na reabilitação

Descrição do Projeto: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) constituem o problema de saúde de maior magnitude no mundo e a inatividade física é um importante fator modificável de risco para esta doença. O projeto tem por objetivos: 1) estudar os efeitos fisiológicos e os possíveis mecanismos celulares e moleculares envolvidos nos efeitos do exercício/treinamento físico no desenvolvimento e progressão das DCNT; 2) investigar métodos e ferramentas de avaliação e intervenção em fisioterapia cardiorrespiratória nesta população.

lattes Lattes