brasil.png

eua.png

espanha.png

Lupa.png

Cynthia dos Santos SamaryPossui graduação em Fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR (2007), mestrado (2010) e doutorado (2014) em Ciências Biológicas (Fisiologia) do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ, com período de doutorado sanduiche (CAPES) na Techniche Universitat Dresden, Alemanha (2013). Pós-doutorado (2019) no Laboratório de Investigação Pulmonar da UFRJ. Professora Adjunta da Faculdade de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Musculoesquelética da UFRJ. Atua em projetos relacionados à: estratégias ventilatórias em doenças pulmonares; 2) Marcadores biológicos pulmonares; 3) Interações fisiológicas entre o Sistema Respiratório e Sistema Nervoso. Tem experiência nas áreas de: 1) Fisiologia, com ênfase em fisiologia e fisiopatologia respiratórias; 2) Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva.

Nome do Projeto: Interações fisiopatológicas entre os sistemas nervoso e respiratório no Acidente Vascular Encefálico isquêmico focal

Linha de pesquisa: Processos biológicos aplicados à estrutura e função na reabilitação

Descrição do Projeto: A interação entre as lesões encefálicas e doenças respiratórias mediadas pelo sistema imunológico surgiu como importante objeto de estudo nos últimos anos. O projeto propõe estudar conceitos fisiopatológicos da interação encéfalo-pulmão para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para
recuperação do dano neural e pulmonar.

lattes Lattes