Claudia Domingues VargasClaudia Domingues Vargas doutorou-se em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). O seu pos-doutorado foi realizado no Institut des Sciences Cognitives, em Lyon. É Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Neurofisiologia e plasticidade do sistema motor humano. Suas linhas investigativas centram-se principalmente na cognição motora (Rodrigues et al., 2010; Saunier et al., 2013; Fraiman et al., 2014; Lemos et al., 2014), nas interações entre emoção e ação (Oliveira et al., 2012; Nogueira campos et al., 2014) e na plasticidade no sistema motor após lesão central (Fontana et al., 2012) e periférica (Mercier et al., 2006; Imbiriba et al., 2006; Vargas et al.,2009; Imbiriba et al., 2013). Desde 2012 coordena o Núcleo de Pesquisas em Neurociencias e Reabilitação motora, sediado no Instituto de Neurologia Deolindo Couto da UFRJ. Recentemente, tem se dedicado à pesquisa interdisciplinar no domínio da modelagem estocástica da plasticidade cortical em humanos, em associação com o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Modelagem Estocástica e Complexidade (NUMEC) do IME/USP. É pesquisadora principal do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), financiado pela FAPESP.

Nome do Projeto: Antecipação motora e ação humana

Linha de pesquisa: Processos biológicos aplicados à estrutura e função na reabilitação

Descrição do Projeto: O entendimento dos mecanismos neurais relacionados ao controle motor é um desafio. O projeto tem por objetivo estudar os mecanismos neurofisiológicos e de plasticidade neural sensitivo-motora envolvidos na reaquisição de habilidades funcionais e como estes podem determinar novas abordagens da reabilitação de pacientes após lesão no Sistema Nervoso Central e Periférico.

Integrantes: Estudantes de Iniciação Científica, Mestrandos e Doutorandos