brasil.png

eua.png

espanha.png

Lupa.png

Carolina M. do C. AlonsoGraduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da USP em 2004, obtive meu mestrado em Ciências da Reabilitação pela mesma instituição. Obtive dois doutorados, um em Engenharia de Produção pela UFRJ e outro em Ergonomia pela Université Lumière Lyon 2, ambos em 2017. Atuo como professora adjunta IV no Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina e no recém-criado Programa de Ciências da Reabilitação da UFRJ, além de ser professora convidada no Programa de Engenharia de Produção da COPPE UFRJ. Atualmente, desempenho atividades na Coordenação Geral de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva na SNDPD do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Sou coordenadora do Núcleo Poiesis - Laboratório Interinstitucional de Terapia Ocupacional e Trabalho. No âmbito hospitalar, exerci a função de preceptora de estágio no Ambulatório de Terapia Ocupacional e na residência multiprofissional em saúde no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ. Também ocupo o cargo de vice-coordenadora da especialização em Ergonomia e Projetos da COPPE/UFRJ. Minhas atividades de pesquisa e extensão abordam temas como inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, ergonomia, tecnologia assistiva, direitos humanos e participação social de adultos com deficiência, bem como o cuidado da pessoa com deficiência no SUS. Sou membro ativa da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Estado do Rio de Janeiro (ATOERJ) e da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), e atualmente faço parte da Comissão de Educação do CREFITO 2.

Nome do Projeto: Análise de práticas inovadoras no campo da reabilitação

Linha de pesquisa: Processos de promoção à saúde e prevenção de agravos na reabilitação

Descrição do Projeto: Intensas transformações vêm ocorrendo nas práticas de reabilitação nos últimos entre as quais destacam-se: a implementação/ampliação do uso de novas tecnologias digitais (Internet das Coisas, Cyber Physical Systems (CPS), Realidade Aumentada, Manufatura Aditiva, Big Data e Analytics) e a integração de componentes culturais e sociais no escopo da reabilitação. Frente a isso, esse projeto visa analisar como essas novas tecnologias estão sendo desenvolvidas e incorporadas nas práticas de reabilitação.

lattes Lattes